Essa dúvida é muito comum entre os investidores de renda fixa. Recebo diariamente esse tipo de indagação: “qual vai render mais?”.
A grande verdade é que ninguém consegue saber a resposta dessa pergunta. São duas aplicações que utilizam indicadores diferentes como referência de rentabilidade. Por esse motivo, para mensurar qual das duas teria a maior rentabilidade, precisaríamos saber quanto será a inflação do futuro e quanto será a Taxa Selic no futuro, e de fato, essa não é uma tarefa fácil. Existem diversos estudos no sentido de entender qual será a inflação dos anos seguintes.
Porém, é muito comum que as “previsões” sejam fortemente alteradas ao longo do tempo, o que dificulta muito a tarefa de tentar definir a inflação e a Taxa Selic dos próximos anos.
A melhor saída nesse caso é a diversificação. É muito importante ter aplicações com indicadores diferentes de rentabilidade. Dessa forma, independentemente do cenário que venha pela frente, teremos opções de investimentos que entregarão um bom resultado.
A velha história de “não colocar todos os ovos na mesma cesta”. É muito importante entender em que momento do ciclo econômico estamos vivendo. Isso é fundamental para a tomada de decisão na hora dos investimentos.
Conte com a Ímpar e bons investimentos.
Comments