top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

Como alcançar o controle emocional no mercado financeiro.



No mercado financeiro é muito importante que o investidor(a) desenvolva o controle emocional, mas o que seria isso? Nada mais é do que a capacidade de compreender melhor os seus sentimentos e emoções e, com isso, conseguir agir de forma mais calculada e razoável, sem se deixar levar por impulsos e pensamentos ou influências negativas. Parece simples, não é mesmo? Mas não é...


Para ter controle emocional, é preciso ter inteligência emocional, e para conquistarmos isso temos que trabalhar muito. Assim, em situações difíceis, tensas e de incertezas, como as que estamos vivendo neste momento, quem tem controle emocional consegue reagir de uma maneira mais assertiva.


As emoções, muitas vezes, não são boas conselheiras e podem levar a decisões ruins. Tendo isso em mente, sempre que estiver diante de uma escolha e estiver vivendo um turbilhão de emoções e sentimentos, é importante que você evite decidir por algo. Busque entender suas emoções e sentimentos, ou seja, encontre o seu controle emocional, assim conseguirá agir sem ser levado(a) pelo impulso daquela emoção. Fazendo isso, você garante maior assertividade nesse processo e passa a se sentir mais tranquilo(a) com relação às escolhas que faz.


Contudo, isso não significa dizer que você passará a ser uma pessoa fria, que não liga para nada. Essa habilidade não está relacionada a ignorar os sentimentos, mas sim a saber lidar com cada situação que acontece no seu cotidiano, sem deixar que a ansiedade, por exemplo, interfira nas suas escolhas.


Para demonstrar a importância do controle emocional, é só imaginar o que acontece quando ele não existe. Quantas decisões tomadas apenas pelo seu lado emocional foram 100% assertivas?


Isso porque, quando estamos no calor da raiva ou no auge da empolgação ou animação, por exemplo, as decisões podem ser diferentes daquelas que tomaríamos com um maior controle das emoções.


Mas o que isso tem a ver com o mercado financeiro?


Diferentemente de antigamente - quando não tínhamos o aplicativo que nos possibilita ver nossos investimentos a cada minuto e nem acesso fácil a diversas informações de diferentes fontes e opiniões - hoje, com tudo isso presente em nosso dia a dia, as nossas emoções acabam ficando mais em evidência. Muitas vezes nos sentimos inseguros e, por vezes, e no impulso, tomamos decisões erradas. Mas tem uma forma simples de diminuir essa ansiedade e as ações por impulso e desenvolver seu controle emocional para agir de forma mais assertiva em seus investimentos, e podemos resumi-la em uma única palavra: CONHECIMENTO.


Isso mesmo, quanto mais informações e conhecimento você tiver sobre os ativos que compõem a sua carteira de investimentos, mais tranquilo(a) e confiante ficará sobre suas escolhas. E, mesmo com os altos e baixos, com as incertezas políticas e econômicas, você seguirá com seus objetivos, fazendo somente alguns ajustes ao longo da jornada. Lembrando sempre de respeitar o seu perfil de investidor(a) e seus limites em relação a risco. Seguindo essa dica, com certeza, sua jornada em busca dos seus objetivos será mais tranquila e saudável.



3 views0 comments
whatsapp-logo.png
bottom of page