top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

DEFAULT RISK, você sabe o que é?



O não pagamento da dívida por parte dos devedores é chamado de Default Risk. Porém, esse tema é bem mais amplo.


A possibilidade de uma pessoa, ou uma instituição financeira ou jurídica, não receber os valores (valor investido e rendimentos) prometidos pelos títulos que mantém em sua carteira de investimentos é chamada de risco de crédito. Em outras palavras, o risco de crédito é determinado pela possibilidade de as obrigações de caixa de uma dívida não serem corretamente liquidadas.


O risco de crédito existe, pela possibilidade de um(a) devedor(a) deixar de cumprir com suas obrigações financeiras.


Uma das formas de o(a) investidor(a) mitigar o risco de crédito ou default risk da sua carteira é fazer uma boa diversificação dos seus investimentos. Talvez o primeiro passo para o(a) investidor(a) selecionar um bom ativo é conhecer um pouco a companhia e o setor em que ela atua.


Em seguida, consultar o Rating da companhia também é muito importante na hora de escolher um ativo. Rating nada mais é que uma “Nota de Crédito”. Essa nota de crédito é dada por alguma agência de classificação de risco. Existem diversas no mundo, porém temos algumas muito conhecidas por nós: Moody’s, Fitch e S&P.

Essas agências fazem um trabalho minucioso para avaliar a saúde financeira das empresas públicas e privadas, avaliando o risco de crédito ou default de cada uma delas. Elas são responsáveis por divulgar e atribuir uma nota de crédito (Rating). Essas informações podem te auxiliar quando você for selecionar um título de crédito, porém não deixe de consultar seu assessor ou assessora de investimentos antes de investir.


Um grande abraço!


4 views0 comments
whatsapp-logo.png
bottom of page