top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

HAWKISH E DOVISH: O QUE ISSO SIGNIFICA?



Em muitas matérias e artigos relacionados ao mercado financeiro nos deparamos com estas duas palavrinhas: Hawkish e Dovish. Mas você sabe exatamente o que elas querem dizer? Por exemplo: “O discurso de Jerome Powell no Simpósio de Jackson Hole reforçou um tom bastante duro (hawkish) para a política monetária.” Bom, podemos subentender que a palavra tenha algo a ver com um “tom mais duro”. Mas de quem? E por quê?


Sabemos que os analistas, investidores e investidoras estão sempre atentos às informações e sinais que todos os bancos centrais do mundo passam. Baseados nessas informações é que investidores(as) e empresários(as) tomam suas decisões, seja no mercado financeiro ou em movimentos estratégicos nas gestões de suas empresas.

Um dos principais objetivos da política monetária é o controle da inflação, e a missão do Banco Central é trabalhar para manter a variação desse índice dentro da meta. E como eles fazem isso? Aumentando ou reduzindo os juros básicos.


Hawkish e Dovish são termos mais comuns no mercado americano e são usados para determinar comportamentos de bancos centrais ou de pessoas associadas a eles.


Mas vamos entender primeiro o que essas palavras significam: Hawkish vem da palavra em inglês “hawk”, que significa “falcão”. O falcão possui um comportamento mais agressivo, de ataque. Já “dovish”, é uma referência à palavra “dove”, ou “pomba”, que podemos associar a um comportamento mais tranquilo e amigável.


Conhecendo melhor o significado dessas palavras, quando inserirmos esses conceitos no contexto do mercado financeiro, fica mais fácil o entendimento.


Hawkish é um comportamento mais agressivo, ou seja, indica uma postura de controle mais rigoroso da inflação. Mas como os bancos centrais fazem isso? Aumentando os juros. Taxas mais altas fazem o crédito ficar mais caro, reduzem os empréstimos e financiamentos e, consequentemente, o consumo e os investimentos. A economia desacelera e os preços tendem a cair, ou sobem menos, o que reduz o ritmo da inflação.


Já Dovish é exatamente o contrário, o foco é o estímulo econômico, ou seja, busca reduzir ou manter os juros em patamares baixos. Nesse caso, os empréstimos e financiamentos ficam mais baratos e, consequentemente, as empresas investem mais. No entanto, com a economia aquecida pode haver aceleração da inflação.


Mas então o que fazer? Temos que buscar ser mais hawkish ou dovish? Depende. Há momentos em que uma política monetária que eleve a taxa básica de juros possa ser necessária para conter uma alta da inflação. Em outros momentos, por exemplo, se as taxas de desemprego subirem, reduzir o juro pode ajudar a estimular o consumo da população e gerar mais postos de trabalho.


Portanto, não existe certo ou errado, as duas estratégias são usadas em momentos econômicos diferentes, cabe ao investidor(a) identificar em qual momento do ciclo econômico estamos para adequar a sua carteira às diversas opções de investimentos disponíveis em cada ciclo.



9 views0 comments

留言


whatsapp-logo.png
bottom of page