top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

Já ouviu falar sobre a “síndrome de FOMO” nos investimentos?


A sigla FOMO (Fear of Missing Out), que em português significa “medo de estar perdendo algo”, é um fenômeno psicológico muito comum no mundo dos investimentos.


Com o avanço da tecnologia, todos os investidores têm acesso a um número muito grande de informações. No passado a falta de informação era um problema muito sério, atualmente a dificuldade está em filtrar o número tremendo de informações disponíveis através da internet e das redes sociais.


A todo momento recebemos “oportunidades” de investimento pelo celular, e com isso é muito comum ver investidores tomando decisões precipitadas,  analisando apenas o rendimento nos últimos 12 meses e esquecendo de fazer uma análise adequada do risco envolvido naquela aplicação.


Entrar e sair de vários investimentos diferentes em um curto espaço de tempo não é uma boa opção, e o resultado pode ser uma rentabilidade mais baixa do que a obtida quando se permanece por um prazo mais longo na mesma aplicação.


O investidor ou investidora que sofre da síndrome de FOMO, sempre que possível, compara a rentabilidade da sua carteira de investimento com a carteira de outras pessoas, e fica frustrado(a) quando percebe que alguém está conseguindo rentabilidades mais altas. Se muitas pessoas estiverem aplicando em um determinado tipo de investimento, esse(a) investidor(a) vai querer aplicar também, afinal, deve ser “uma boa”.


Esse comportamento pode levar a decisões de investimento arriscadas, inclusive com risco elevado de prejuízos financeiros. E como podemos evitar essa atitude em nossa vida financeira?

-Faça uma análise profunda antes de tomar qualquer decisão de investimento

-Tenha claro quais são seus objetivos com os investimentos

-Evite comparar o seu resultado com o de outras pessoas, esse não é um bom parâmetro

-Mantenha a disciplina e não se deixe levar por emoções momentâneas

Reconhecendo as características da síndrome de FOMO é mais fácil evitá-la e tomar decisões mais racionais e fundamentadas em um plano amplo de investimentos. 

Um(a) assessor(a) de investimentos tem todas as condições necessárias para auxiliar nessa difícil missão de construir um patrimônio ao longo dos anos/décadas.


Conte conosco! 



4 views0 comments

Komentarze


whatsapp-logo.png
bottom of page