top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

MERCADO SECUNDÁRIO DE RENDA FIXA. VOCÊ CONHECE?


Antes de explicar melhor esse mercado, precisamos entender o que é o mercado secundário. De forma bem simples, é o mercado onde as operações financeiras são negociadas de investidor para investidor. Em outras palavras, é um ambiente onde investidores negociam entre si, não mais com a empresa emissora do ativo.


A XP foi pioneira e desenvolveu o mercado secundário de renda fixa (CDBs, LCAs e LCIs). Quando um cliente precisa vender um ativo antes do vencimento, a XP coloca esse mesmo ativo (sem liquidez) à disposição para que outros investidores possam comprá-lo. Desta forma, o cliente que possui um ativo sem liquidez e precisa vendê-lo, a XP ajuda o cliente e coloca o ativo na plataforma do mercado secundário de renda fixa.


Como é um ativo sem liquidez, a XP “recompra” o ativo por uma taxa menor, que a contratada pelo cliente no início do investimento. Assim, quando a XP coloca esse mesmo ativo na plataforma pra outro investidor, o ativo está com rentabilidade superior à rentabilidade inicial. Existem algumas ofertas muito boas, porém a demanda é muito grande. Em muitos casos, a oferta é limitada, podendo ocorrer da oferta não atender a demanda, o que pode fazer com que essas ofertas acabem em segundos.


O mercado secundário cresceu e tem aparecido ofertas durante o dia todo. Vale muito a pena conferir! A plataforma abre às 10h. 


No entanto, o assessor não possui acesso a todas as oportunidades disponíveis na plataforma e como a demanda é maior do que a oferta, normalmente, o cliente buscando diretamente aumenta as possibilidades de efetivar a negociação.


Até breve!



7 views0 comments

Comments


whatsapp-logo.png
bottom of page