top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

O RISCO DE LIQUIDEZ NA RENDA FIXA.


Na hora de fazer um investimento em títulos de renda fixa, principalmente em CDB, LCI ou LCA, o sentimento das pessoas costuma ser o seguinte: "estou fazendo uma aplicação ‘quase’ sem risco". De fato, esse tipo de investimento é bastante conservador e possui riscos limitados, porém, alguns estão presentes, e o "risco de liquidez" normalmente acaba sendo menosprezado.


Essa expressão é um pouco técnica, mas "liquidez" significa o custo/tempo necessário para liquidar uma aplicação e transformá-la em dinheiro na mão do(a) investidor(a).


Por exemplo, quando compramos um imóvel, sabemos que vender esse mesmo imóvel no futuro e conseguir o dinheiro em mãos não será uma tarefa fácil, nem rápida. Já está embutido na cabeça das pessoas que imóveis têm baixa liquidez, então elas não esperam vender um imóvel de um dia para o outro.


Mas esse não é o tipo de pensamento que costuma passar na cabeça do(a) investidor(a) comum quando investe em um CDB, LCI ou LCA. O mais normal é ver investidores que acreditam ser possível resgatar aquela aplicação sem custo nenhum ou, no máximo, com um custo muito baixo. A verdade é que em alguns casos é possível sair com prejuízo em relação ao que foi investido. Isso mesmo, até nas aplicações em renda fixa é possível resgatar um valor menor do que o aplicado.


Isso acontece, pois em muitas aplicações o resgate antes do vencimento acarreta um "desconto" no valor da sua aplicação. Se você tem, por exemplo, R$ 10 mil na aplicação (já somando os rendimentos acumulados), o seu resgate antecipado será de um valor menor do que R$ 10 mil, e isso na prática significa que o(a) investidor(a) está perdendo dinheiro nesse resgate. É por isso que existe o risco de precisar do dinheiro antes do esperado, que vai gerar uma perda de rentabilidade ou até mesmo prejuízo para o(a) investidor(a). Esse é o famoso "risco de liquidez".


Depois de entender o risco, precisamos saber como evitá-lo. É simples: tenha sempre uma reserva em aplicações com resgate rápido. Em média, seria interessante manter 6 vezes o valor do seu custo mensal em aplicações com resgate rápido. Dessa forma, mesmo que surjam situações inesperadas, será possível resgatar valores a qualquer momento sem nenhum tipo de multa.


Fale com seu assessor ou assessora para entender mais sobre esse assunto.


Bons investimentos.



0 views0 comments

Comments


whatsapp-logo.png
bottom of page