top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

RENDIMENTO ALTO, RÁPIDO E SEM RISCO. ACEITA?


“Você sabia que existe uma forma de ganhar 10% ao mês sem risco? Arrasta para cima que eu vou te ensinar.”


“Fique rico usando a fórmula secreta dos traders de sucesso!”


“Tenha acesso ao algoritmo XYZ de criptomoedas que possui um índice de acerto de 90%.”


Você já deve ter se deparado com esse tipo anúncio ou oferta tentadora. Se ainda não, basta uma breve pesquisa na internet ou nas redes sociais para encontrar coisas do tipo.


Faz parte do imaginário do ser humano a ideia de ganhar dinheiro rápido. Quem não quer? Mas será que é possível?


Acumular patrimônio é muito difícil, e podemos afirmar que esse acúmulo depende basicamente da existência de 4 fatores: do valor atual disponível para investir, dos valores de aportes adicionais, do tempo que se tem para acumular e do rendimento sobre tais valores investidos. No mundo ideal, o correto seria o investidor ou investidora trabalhar com os 4 fatores, mas muitas vezes a ausência ou escassez dos 3 primeiros (valor atual, aportes e tempo) leva o(a) investidor(a) a tentar compensar com o último (rentabilidade).


Sempre que me deparo com essas ofertas aparentemente tentadoras ao navegar nas redes, me recordo da rentabilidade média de Warren Buffett, que é tido como um dos melhores investidores de todos os tempos. Ele conseguiu um rendimento médio de aproximadamente 20% ao ano nominal, ou cerca de 16,5% aa acima da inflação, investindo no mercado de ações, que é um mercado de risco elevado e exige profundo conhecimento. Ele conseguiu tal rentabilidade ao longo dos últimos 57 anos e, não à toa, é também uma das pessoas mais ricas do mundo.


Lembro também que temos no Brasil, atualmente, uma taxa básica de juros de 13,75% ao ano. É a chamada Taxa Selic, que é definida pelo Banco Central e também conhecida como a taxa livre de risco. Ou seja, qualquer rendimento superior a ela envolve um risco mais elevado.


Logo, será que é razoável acreditar que alguém tenha uma fórmula mágica para ganhar sem sustos 10% ao mês, o que equivale a 214% ao ano? Mesmo que fossem 2% ao mês, o que daria 27% ao ano (o dobro da taxa básica de juros atualmente), definitivamente não pode ser algo razoável e com risco baixo.


Há milhares de pessoas, profissionais ou não, atuando diariamente nos mercados de ações, juros, criptoativos, moedas, e todos eles penam muito para obter ganhos acima das taxas de referência. E do nada aparece alguém na tela do seu celular dizendo que descobriu a tal fórmula mágica. Parece absurdo, não é? E, mesmo que fosse verdadeiro, por qual razão isso estaria sendo oferecido para você na internet? Por que o autor estaria sendo tão benevolente em dividir isso com você em vez de usar para si ou apenas para os familiares?


A grande verdade é que não existe fórmula mágica! Os autores dessas ofertas usam e abusam da fragilidade inerente ao ser humano e da falta de conhecimento das pessoas. Desconfie de propostas de rentabilidade rápida, sem risco e muito acima das taxas de mercado. Cheque se a empresa possui registro ou autorização nos órgãos reguladores de mercado como CVM, Anbima ou Banco Central. Não invista olhando somente a rentabilidade passada. Na dúvida consulte um(a) profissional da área que tenha autorização para atuar no mercado e que seja da sua confiança. Tenha em mente que ganhar dinheiro requer esforço, conhecimento, planejamento e muito trabalho. Portanto, não aceite nenhuma oferta de rendimento alto, rápido e sem risco.


4 views0 comments
whatsapp-logo.png
bottom of page