top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

SELL IN MAY AND GO AWAY: AFINAL, MAIO É REALMENTE O MÊS DA QUEDA?


Reza uma lenda no mercado financeiro de que o mês de maio é o mês-pesadelo do(a) investidor(a). Mas será que é mesmo? Puxando os dados do mês de maio, entre 1995 e 2021, o Ibovespa teve 17 retornos negativos e 10 positivos. Ou seja, em mais de 20 anos, essa é sim uma tendência, mas não uma regra.

Fonte: Investing.com, tabela elaborada pela Ímpar Inteligência em Investimento


O ditado: “Sell in May and go away” é um dos mais famosos do mercado de ações, se traduzido “venda em maio e vá embora”. Apesar de ser tratado como superstição ou uma simples lenda entre a maioria dos analistas, alguns investidores e investidoras ainda preferem adotar uma cautela maior nesse período. Essa lenda pode ter se tornado mais presente nos dias atuais porque, analisando os dados, 9 retornos negativos se concentram a partir de 2010, portanto, ela está mais recente na cabeça dos investidores (2010 a 2018).


Alguns especialistas do mercado apontam que a origem dessa “lenda” poderia ser o clima dos Estados Unidos e Europa. Isso mesmo, a explicação seria que, com o início do verão, muitos investidores se desfazem de suas posições antes de sair de férias e ficam por um período sem acompanhar o mercado. Porém, essa teoria das “férias do mercado”, para muitos analistas, não passa de suposição.


Outro motivo apontado por analistas, que pode explicar a tendência negativa de maio, é o tradicional otimismo do mercado no início de cada ano.


Todo início de ano, as projeções são otimistas. Todos acham que o ano seguinte será o melhor de todos. Mas quando chega maio, próximo ao fim do 1º semestre do ano, e o mercado analisa os principais indicadores e tendências para o 2º semestre, e vê que não são tão animadores ou positivos, o mercado reage negativamente, e isso influencia o Ibovespa consequentemente.


Porém, mais uma vez, não passam de especulações. Não há uma explicação certa do porquê de o mês de maio ter essa tendência negativa.

E maio de 2022 será de alta ou baixa? Qual a sua expectativa?

Fonte: https://blog.nelogica.com.br/


1 view0 comments
whatsapp-logo.png
bottom of page