top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

TAXA SELIC - O que é, para que serve?



Ela é uma ferramenta muito importante que o governo utiliza para estimular ou contrair a economia do Brasil. Você já parou pra pensar por qual motivo os governos precisam estimular ou contrair a economia de um país?


A resposta está em uma palavra: INFLAÇÃO. Como assim?

Vamos entender como a taxa de juros (Taxa Selic) influencia diretamente a inflação do nosso país.


A queda da Selic, por exemplo, diminui também as taxas dos empréstimos para as empresas. Fica mais barato captar dinheiro, e isso estimula a realização de projetos por parte das empresas, resultando na abertura de mais vagas de trabalho.


Com mais pessoas empregadas e recebendo salário, o consumo aumenta, e a “roda da economia” gira a todo vapor, com muitas pessoas felizes por poderem comprar tudo o que lhes for conveniente. Agora você me pergunta: Onde existe problema nisso?


Pense no que pode acontecer se tantas pessoas quiserem comprar geladeiras, por exemplo, que comece a faltar geladeiras no mercado, pois a indústria não deu conta de produzir o número suficiente de geladeiras que o mercado estava disposto a comprar. O destino é inevitável, o preço das geladeiras subirá. E quando o preço de muitos produtos e serviços começa a subir de maneira generalizada e constante, só existe um caminho para frear um destino que pode chegar à hiperinflação: “Contrair a economia”. E como isso acontece na prática?


Seguindo agora o caminho oposto, o governo subirá a Taxa Selic, e isso aumentará o custo para empresas captarem dinheiro via empréstimos bancários. Com menos empresas investindo em seus negócios, a geração de emprego diminui, e a consequência natural é a redução do consumo, o que alivia o processo inflacionário. Ou seja, é um remédio amargo, mas inevitável, para controlar a inflação de qualquer país.


A Taxa Selic também influencia diretamente a rentabilidade das aplicações de Renda Fixa. Quanto maior a Selic, maior será a remuneração das aplicações de Renda Fixa de curto prazo, com liquidez imediata. Ou seja, com a Selic mais alta, empreendedores ficam menos dispostos a realizar negócios, afinal a rentabilidade em investimentos de baixo risco está mais atrativa, e preferem deixar o dinheiro aplicado na Renda Fixa a “arriscar” o capital em algum empreendimento ou expansão do seu negócio, que geraria empregos de maneira direta.



7 views0 comments

Comments


whatsapp-logo.png
bottom of page