top of page
Search
  • Writer's pictureÍmpar Inteligência em Investimento

“THE RISK IS ON THE TAIL”



Uma das mais populares frases do idioma inglês é certamente “The book is on the table”. Ela, no entanto, não serve para muita coisa, e nem sequer nos dá uma orientação sobre por onde começar a estudar. No universo do gerenciamento de riscos, pedimos licença para criar a variante “The risk is on the tail”, pois realmente acreditamos que se você levar essa afirmação a sério, terá a chance de ser um bom investidor ou uma boa investidora a longo prazo.


O risco de mercado está relacionado com o preço que o mercado estipula para ativos e passivos negociados pelos intermediários financeiros, ou seja, está relacionado com o comportamento do preço de um ativo no dia a dia. Esse risco pode indicar quanto pode ser ganho ou perdido quando acontecem mudanças no preço de um determinado ativo.


Em outras palavras, o risco de mercado pode ser entendido como as chances de perda de uma instituição financeira, decorrentes de comportamentos adversos nos índices de inflação, taxas de juros, indicadores de bolsa, preços de commodities etc.


Por exemplo, o Banco Barings, banco inglês de investimentos, criado em 1792, faliu em 1995 devido a oscilações desfavoráveis nos preços de seus títulos no mercado. O banco apostou alto na subida do Índice Nikkei, índice da Bolsa de Valores do Japão, e, diante dessa expectativa de valorização, fez várias compras/investimentos no mercado futuro, algo em torno de US$ 8 bilhões. O comportamento do mercado agiu, derrubando o índice Nikkei, e o banco titular dos contratos futuros perdeu mais de 15% do capital aplicado. Como essa perda superou seus recursos próprios, o Banco Barings tornou-se insolvente, sendo sempre referenciado na literatura financeira como um exemplo típico de risco de mercado.


Quanto mais voláteis se apresentarem os preços dos ativos (títulos de renda fixa, ações, derivativos, commodities etc.), mais altos serão os riscos de mercado das instituições financeiras que operam na expectativa de determinado comportamento em seus preços.

Esse texto não tem por objetivo gerar pânico aos investidores e investidoras, mas sim, enfatizar a importância da assessoria de investimentos que te ajudará nesse processo de selecionar os ativos de acordo com seu perfil de investidor(a), aversão ao risco, entre outras variáveis.


Embora eu tenha dado alguns spoilers sobre a história do banco Barings, foi feito um filme sobre esse histórico episódio. A Fraude conta a história de um jovem ambicioso que, de forma irresponsável, levou o banco à falência. Para quem ainda não viu o filme, eu recomendo assisti-lo.


Um grande abraço!


3 views0 comments
whatsapp-logo.png
bottom of page